Minhas Compras
cesta vazia
TELEVENDAS: (41)3253-3035
| | | | |
19/4/2024 13:40:57 hs
busca: Veja como melhorar a Busca
border=0
 CATÁLOGO
border=0
 Revivendo
border=0
 Again
border=0
 BIOGRAFIAS
border=0
 Nacionais
border=0
 Internacionais
border=0
 ALMANAQUE
border=0
 Reportagens
border=0
 Registros
border=0
 Curiosidades
border=0
 A PRODUTORA
border=0
 História
border=0
 Leon Barg
border=0
 Acervo
border=0
 Localização
border=0
 LINKS
border=0
 Links de MPB
border=0
border=0
border=0
border=0
Biografias

CDs Relacionados

Dominguinhos - Enciclopedia da Musica Brasileira Dominguinhos - Enciclopedia da Musica Brasileira
Dominguinhos

Volta e meia o Sudeste descobre a música nordestina. No fim dos anos 90, por exemplo, foi um tal de ver mocinhas e mocinhos da Zona Sul carioca exercitando a sensualidade (e uma certa consciência mesmo que tardia da raiz cultural brasileira) no salão ao som de baiões e xotes tocados tão-somente em sanfonas, zabumbas e triângulos. Muita gente se surpreendeu com tão comentada volta do forró de pé-de-serra, da dança agarradinha, dos vestidos de chita e cabelos trançados das meninas - e entre elas, certamente estava José Domingos de Moraes, mais conhecido como Dominguinhos. Afinal, a vida desse pernambucano de Garanhuns foi toda fundamentada na certeza de que o pilar fincado pelo padrinho eterno incentivador, Luiz Gonzaga, no solo sempre fértil da nossa música jamais haveria de ser arrancado. A moda vai e vem num contínuo. Em 1973, acompanhando Gal Costa, Dominguinhos descobriu que dava pé anunciar-se como o "sanfoneiro pop". Mas antes e depois disso, lá estava ele, fiel ao atemporal resfolego do fole, que nas festas da infância, animadas pelo pai Chicão, exaltava os ânimos a ponto de quase sempre uma briga de peixeira deixar como saldo um cabra de bucho furado.  
Nem tinha completado sete anos de idade, Dominguinhos admirava a todos tocando sua sanfoninha de oito baixos como gente grande. Quando o trabalho escasseava para o pai, eram ele e os irmãos que tocavam na porta dos hotéis para garantir a feira. Aos oito anos, o menino teve a oportunidade de tocar em Garanhuns para Gonzagão, que, impressionado, deu-lhe 300 réis (o que garantiu à família de dez irmãos o suficiente para viver uns cinco meses) e o seu endereço no Rio de Janeiro. Só aos 14, Dominguinhos iria pegar o pau-de-arara, junto com Chicão e os irmãos, para ir procurá-lo. O velho Lua deu-lhe guarida e uma sanfona. Instalado em Nilópolis, na baixada Fluminense, o jovem sanfoneiro começou a se desdobrar em mil - tocava em boates, programas matutinos de rádio, churrascarias e forrós da baixada. Em 1957, acompanhou Luiz Gonzaga pela primeira vez na gravação de um disco, e não saiu mais de sua banda. Nove anos depois, estaria gravando o primeiro de vários LPs solos, "Fim de festa", para um selo de músicas sertaneja. O mercado regional garantia o seu ganha-pão nos anos seguintes até que em 1973, aos 32 anos de idade (e mais de vinte de carreira), o baiano Gilberto Gil (que o conhecera tocando com Gonzagão no Rio, no teatro Tereza Raquel) o transformaria num sucesso nacional com a gravação de "Eu só quero um xodó", uma das várias parcerias com a radialista Anastácia.  
Foi só o começo para Dominguinhos, compositor de outros tantos sucessos que aparecem nesse disco nas suas interpretações de voz e da sanfona. Estão lá alguns como "Tenho sede" (outra com Anastácia imortalizada em gravação de Gil, aqui com a participação da dupla pop-sertaneja Zezé di Camargo & Luciano) e "De volta pro aconchego"(Feita com outro de seus freqüentes parceiros, Nando Cordel, e imortalizada por Elba Ramalho na trilha da novela "Roque Santeiro"). Apesar de Ter sido aconselhado pelo mestre (com quem toca em Ö juazeiro e a sombra" e a quem homenageia em Gonzaga, coração) a soltar a voz para se destacar dos outros sanfoneiros, o pernambucano nunca descuidou da perícia instrumental, que pode ser conferida nas gravações de "O bebê"(do gênio alagoano Hemeto Pascoal) e do imortal choro Delicado (de Waldir Azevedo). Mas não faltam ainda ao disco tradicionais arrasta-pés como "O pavio e o lampião"(em dueto com Genival Lacerda), "Firin fim fom do fole" e Numa sala de reboco. É uma festa das boas, na qual Dominguinhos nos dá provas mais do que suficientes para acreditarmos que o forró (um "must" entre os americanos depois que o talking head David Byme editou uma coletânea no começo dos 90) nunca deixará de Ter seu lugar no grande baile da música brasileira.  
(Silvio Essinger)  
* Biografia compilada do encarte da Enciclopédia Musical Brasileira distribuído pela Warner Music Brasil Ltda.  
 
O texto acima não representa a biografia completa do artista, mas sim, partes importantes de sua vida e carreira. 
 
 

 Lançamentos
border=0
 Promoções
border=0
 Novidades
border=0
 DVDs
border=0
 CDs/DVDs Religiosos novo
border=0
 Destaques
border=0
 Futuros Lançamentos
border=0
 Catálogo por Gravadoras
border=0
 Gênero Musical
border=0
 World Music
border=0
 Download do Catálogo
border=0
 Cadastre seu e-mail
border=0
border=0
border=0
Revivendo Musicas - 35 anos preservando a Musica Popular Brasileira
Raul seixas Mpb Nelson gonçalves carlos ramires Cascatinha Christian e ralph FEVERS Pixinguinha Gonzagão Grever Dalva de oliveira Lunar Teca Tonico e tinoco Caim Serestas Sertanejos Nilton cesar Orlando silva Orquestra
página inicial | fale conosco | ajuda | cadastro | política de privacidade e segurança

© Copyright 1987-2022 Revivendo Músicas Ltda. - Todos os Direitos Reservados
As logos Revivendo® e Again® são marcas registradas da Revivendo Músicas Ltda.
A manutenção, a distribuição e a comercialização dos produtos encontrados neste site
é feito por Barg Comércio de Discos e Acessórios Musicais Ltda.
Os preços dos produtos podem sofrer alteração sem aviso prévio.