Minhas Compras
cesta vazia
TELEVENDAS: (41)3253-3035
| | | | |
23/4/2024 16:40:36 hs
busca: Veja como melhorar a Busca
border=0
 CATÁLOGO
border=0
 Revivendo
border=0
 Again
border=0
 BIOGRAFIAS
border=0
 Nacionais
border=0
 Internacionais
border=0
 ALMANAQUE
border=0
 Reportagens
border=0
 Registros
border=0
 Curiosidades
border=0
 A PRODUTORA
border=0
 História
border=0
 Leon Barg
border=0
 Acervo
border=0
 Localização
border=0
 LINKS
border=0
 Links de MPB
border=0
border=0
border=0
border=0
Biografias

CDs Relacionados

Ernesto Nazareth By Yukio Miyazaki - Piano Ernesto Nazareth By Yukio Miyazaki - Piano
ERNESTO NAZARETH

Ernesto Julio Nazareth(1863 - 1934), filho de um agente alfandegário e de uma pianista, nasceu em 20 de março de 1863 no Rio de Janeiro. Começou a estudar piano, ainda muito jovem, sob a tutela de sua mãe. Como sua família era muito pobre e em virtude da morte de sua mãe, Ernesto recebeu uma bolsa de estudos do Banco do Brasil a qual tornou possível o prosseguimento de seus estudos, sob a orientação de Eduardo Madeira e Lucien Lambert. O jovem Ernesto sentia-se especialmente atraído pelos trabalhos de Chopin e, após algum tempo começou a escrever suas próprias polkas e mazurcas. Aos 14 anos publicou sua primeira polka, chamada Você Bem Sabe e em 1884 se tornou popular com Beija-Flor, outra polka de sua autoria. Como sua popularidade continuava a crescer ele era freqüentemente requisitado, como pianista e compositor, e em conseqüência, sua situação financeira melhorou muito.  
 
Em 1886, aos 23 anos de idade, casou-se, e passou alguns dos melhores dias de sua vida com sua esposa no Brasil e, também introduziu um grande número de novas melodias para o público. Ele se apresentava muito freqüentemente em diversos lugares, com um repertório vasto que incluía trabalhos próprios e alguns de Chopin e Beethoven. Por volta de 1910 foi contratado para trabalhar como pianista no lobby do Cinema Odeon, onde teve a oportunidade de introduzir muitas composições novas em primeira mão. Naquela época a clientela do Cinema Odeon era formada por muitas personalidades famosas e ricas de todo o Brasil. Foi neste mesmo lobby que Ernesto conheceu Villa-Lobos, que o influenciou muito.  
 
Infelizmente sua filha Maria de Lourdes teve uma gripe muito forte e veio a falecer em 1917. O choque provocado pela perda de sua filha adorada foi muito grande e Nazareth passava boa parte do tempo confinado em sua casa. Mais ou menos na mesma época um problema auditivo, o qual já carregara desde a infância acentuou-se. Felizmente com a ajuda de seus amigos, que estavam muito preocupados com sua condição, começou novamente a circular pelo Rio de Janeiro em busca de uma melhora no seu humor. Eles organizaram também apresentações no Teatro Municipal de São Paulo e no Conservatório de Campinas, que foram suas primeiras apresentações fora do Rio de Janeiro. Como seus trabalhos era gravados e tocados no radio, sua popularidade cruzou as fronteiras brasileiras. Alguns de seus trabalhos foram até mesmo usados em filmes feitos em Hollywood.  
 
Uma nova tragédia, o falecimento de esposa em 1929, atingiu-o fortemente. Três anos mais tarde ficou muito doente enquanto viajava para o Uruguai. Quando retornou ao Rio de Janeiro, os médicos diagnosticaram sífilis. Ele buscou a cura em dois hospitais, mas ,para seu infortúnio a doença já havia atingido o sistema nervoso e, não havia mais nada a se fazer.  
 
Em 1933 Ernesto deu entrada no sanatório de Jacarépagua localizado na região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro. Como era um paciente muito conhecido, improvisações foram feitas para que pudesse tocar piano no escritório do responsável pelo hospital. No dia 1 de fevereiro de 1934, depois de informar um outro paciente que iria até sua casa, deixou o hospital. Partiu porém, na direção oposta, rumo a floresta. Seu corpo foi encontrado três dias depois e, de acordo com o jornal "O corpo do pianista foi encontrado próximo a uma cachoeira na floresta. Nazareth foi encontrado sentado com os braços esticados como se estive-se tocando um piano invisível". Como sua morte aconteceu pouco antes do carnaval, atraiu pouca atenção da mídia.  
 
ERNESTO NAZARETH, "O ESPÍRITO BRASILEIRO" (H. Villa-Lobos)  
 
Quando se tenta diferenciar os gêneros clássicos e populares da música brasileira, pode-se entender muitos dos problemas que surgem. A razão é que muitos compositores brasileiros são altamente influenciados pela música folclórica propriamente dita. Villa-Lobos pode ser considerado o melhor compositor clássico que a música brasileira já teve, mas mesmo seus trabalhos são composições que abrangem uma infinidade de perspectivas. Mais tarde surgem compositores, como Ernesto Nazareth, que são tremendamente influenciados por Villa-Lobos em muitas de suas composições. Nazareth, em particular, teve a influência de muitos outros compositores brasileiros como L. Fernandez, F. Mignone, R. Gnattal entre outros. Foi também influenciado por compositores franceses como D. Milhaud.  
 
Por outro lado ele também foi muito influenciado pela música popular brasileira; sambas, por exemplo. Seu trabalho é conhecido pela continuidade que da ao espírito popular. Seu trabalho atingiu uma grande parte do público brasileiro e, seu relacionamento íntimo com o piano, uma continuação do amor genuíno pela música.  
 
Durante sua vida Ernesto chegou a compor 220 obras. Muitas destas, incluídos 91 tangos, foram "Choros". O popular Tango Argentino começou com a "Habanera", que nasceu em Cuba e passou pelo Brasil, ganhando popularidade nos becos brasileiros e se misturando com o maxixe, até chegar a Argentina. Nazareth não gostava do termo "maxixe", porém, seu ritmo o atraía muito. Só existe uma composição que utiliza o ritmo do maxixe que é de sua autoria que se chama "Dengoso". O constrangimento perante o público fez com que Nazareth publicasse esta composição sob o nome fictício de "Renaud".  
 
(Yukio Miazaki/ Paul R. Rector)  
 
O texto acima não representa a biografia completa do artista, mas sim, partes importantes de sua vida e carreira. 
 
 

 Lançamentos
border=0
 Promoções
border=0
 Novidades
border=0
 DVDs
border=0
 CDs/DVDs Religiosos novo
border=0
 Destaques
border=0
 Futuros Lançamentos
border=0
 Catálogo por Gravadoras
border=0
 Gênero Musical
border=0
 World Music
border=0
 Download do Catálogo
border=0
 Cadastre seu e-mail
border=0
border=0
border=0
Revivendo Musicas - 35 anos preservando a Musica Popular Brasileira
Raul seixas Mpb Nelson gonçalves carlos ramires Cascatinha Christian e ralph FEVERS Pixinguinha Gonzagão Grever Dalva de oliveira Lunar Teca Tonico e tinoco Caim Serestas Sertanejos Nilton cesar Orlando silva Orquestra
página inicial | fale conosco | ajuda | cadastro | política de privacidade e segurança

© Copyright 1987-2022 Revivendo Músicas Ltda. - Todos os Direitos Reservados
As logos Revivendo® e Again® são marcas registradas da Revivendo Músicas Ltda.
A manutenção, a distribuição e a comercialização dos produtos encontrados neste site
é feito por Barg Comércio de Discos e Acessórios Musicais Ltda.
Os preços dos produtos podem sofrer alteração sem aviso prévio.