Minhas Compras
cesta vazia
TELEVENDAS: (41)3253-3035
| | | | |
20/4/2024 11:46:01 hs
busca: Veja como melhorar a Busca
border=0
 CATÁLOGO
border=0
 Revivendo
border=0
 Again
border=0
 BIOGRAFIAS
border=0
 Nacionais
border=0
 Internacionais
border=0
 ALMANAQUE
border=0
 Reportagens
border=0
 Registros
border=0
 Curiosidades
border=0
 A PRODUTORA
border=0
 História
border=0
 Leon Barg
border=0
 Acervo
border=0
 Localização
border=0
 LINKS
border=0
 Links de MPB
border=0
border=0
border=0
border=0
Biografias

CDs Relacionados

Sinfonia de Pardais Uma Homenagem a Herivelto Martins Sinfonia de Pardais Uma Homenagem a Herivelto Martins
Herivelto Martins

O dia esteve "enevoado" e quente pela manhã, e ao cair da noite, desabou forte carga d`água. A loteria na capital Federal enriquecia com 20.000$00 o dono do bilhete nº 15647 – na política havia a realização em todo o Brasil das eleições para a constituição da nova Câmara e a do terço da Bahia. Tudo isso noticiado no Jornal do Commercio em sua edição 3.847, no dia 30 de Janeiro de 1912.  
 
Ah! Se fosse possível prever o futuro de cada um de nós, certamente seria manchete dos jornais da época, a notícia do nascimento de um menino louro de olhos azuis, que seria – na música negra alegre brasileira – um dos melhores compositores de todos os tempos, de nome Herivelto de Oliveira Martins. Nasceu na cidadezinha de Rodeio ( hoje Paulo de Frontin ), no Estado do Rio de Janeiro.  
 
Aos quatro anos de idade, seus pais mudaram-se para Barra do Piraí. O velho Felix Bueno Martins já trazia nas veias algo de artista: era comprometido com o teatro local, e também o presidente da Sociedade Dançante Carnavalesca Florescente Barra do Piraí. Lá, Herivelto ficou até 1929.  
 
Tendo tido um imperfeito aprendizado de barbeiro, preferiu trocar o fio da navalha pelo fio melódico do violão, e foi à luta. Chegando ao Rio de Janeiro, em 1931, conheceu J. B. de Carvalho, responsável pelo Conjunto Tupi, no qual logo se integrou como corista. Com o conjunto, gravou um samba de sua autoria, que relembrava seu namoro com a Leonor, na rua do carvão, em Barra do Piraí, intitulado Da Cor do meu Violão. Com o parceiro do grupo, de nome Francisco Senna, organizou a Dupla do Preto e do Branco. Falecido Senna em 1935, forma nova dupla com Nilo Chagas.  
 
Nessa época, conhece, no cine Pátria, em São Cristóvão, Dalva de Oliveira. Passam os três a cantar juntos e ganham de Cézar Ladeira o nome de batismo: Trio de Ouro, primeiro no mundo composto por duas vozes masculinas e uma feminina. Com o progresso musical do trio, Herivelto casa-se em 1938 com Dalva e recebe cartas sugerindo o nome do primeiro rebento que estava chegando: Peri ( hoje o cantor Peri Ribeiro ), em alusão à primeira gravação do trio: Itaquari no lado A e Peri e Ceci no lado B; depois veio o segundo filho, Ubiratã.  
 
O matrimônio não deu certo, e houve a separação seguida de pol6emica musical. Caminhemos ( 1947 ), Caminho certo ( 1951 ), Cabelos Brancos ( 1949 ), Segredo ( 1947 ) fizeram parte da discussão. Reorganiza o trio em diversas vozes. Em 1950, com Noemi Cavalcanti e Nilo Chagas; em 1952, com Raul Sampaio e Lourdinha Bittencourt. Em 1980, com a morte de Lourdinha, estréia com Shirley Dom, no Teatro João Caetano , ao completar cinqüenta anos de música popular brasileira. Era a Quarta cantora a integrar ao trio iniciado em 1936.  
 
A apresentação se deu no show Seis e meia debaixo de aplausos calorosos da platéia, durante uma semana inteira. Em sua longa e brilhante carreira, os êxitos se sucederam, um após outro. Mais músicas, parceiros amigos, como seu compadre Benedito Lacerda e David Nasser, e faz: Acorda escola de samba ( 1937 ), a dança do funiculi ( 1940 ), Palhaço ( 1947 ), A lapa ( 1950 ), Negro telefone ( 1953), Camisola do Dia ( 1953 ). Carlos Gardel ( 1954 ), Pensando em ti ( 1957 ), Mamãe ( 1959 ).  
 
Ele, que nascera no ano em que houve dois carnavais ( 1912 ), participou com toda a força dessa festa deliciosamente louca com composições suas nas vozes de Sílvio Caldas, Francisco Alves, Castro Barbosa e de seu próprio trio. Fez surgir Praça Onze ( 1942 ), Laurindo ( 1943 ), que passou a ser figura lendária de morro, Odete ( 1944 ) e Izaura ( 1945 ).  
 
E mais: colocou o apito como instrumento de sopro no samba e organizou a mais perfeita escola de samba estilizada do rádio brasileiro. Foi um verdadeiro rei sem coroa, sem castelo e sem rainha, como disse nos versos do bonito samba Que rei sou eu ? ( 1945 ), que hoje é título de novela da TV Globo.  
 
Através de suas músicas. Exaltou os morros cariocas, particularmente o de Mangueira, numa época em que passista era sinônimo de malandro e desordeiro ( "eu sou do tempo que o malandro não descia/mas a política no morro também não subia" ).  
 
Herivelto Martins, que conheceu de perto esse povo carente que vive nas encostas da cidade, compôs em sua homenagem a prece musical, obra-prima da canção popular brasileira: Ave Maria no morro ( 1942 ). Sofreu pressão. O Cardeal Leme botou pé firme – o prelúdio era adoção da igreja – música sacra de Gounod.  
 
O "galinho de briga", seu carinhoso apelido, foi à luta e venceu. Mais tarde, a Santa Sé trocou a de Gounod pela de Schubert. A do morro foi gravada, editada e executada com entusiasmo em todos os países, pelas mais consagradas orquestras e pelos intérpretes mais notáveis do mundo; na Europa passou a ser cantada até nas igrejas.  
 
Em 1954 – Herivelto recebe medalha de ouro instituída pela Revista do Rádio – é eleito o melhor compositor do ano. Marca sua passagem pelo mundo afora. Seu repertório é maciço e tornar-se difícil homenageá-lo, as estações de rádio cortam `um dobrado` para espremer e exprimir a vida musical do dono do trio de Ouro, como está acontecendo comigo agora.  
 
Em 7 de dezembro de 1987 recebeu, no Teatro Municipal, o cobiçado troféu Prêmio Shell, num tributo ao seu gênio. Hoje Herivelto Martins continua seguindo seu caminho. Vez por outra olha para trás e vai-se lembrando dessa estrada já trilhada de tristezas, alegrias, brigas e reconciliações, onde o telefone, o violão e o perfume de mulher bonita já não são temas desse mundo estranho, onde o amor é um hormônio e o pandeiro, um instrumento musical, mas que ainda cantam suas canções. Caminhemos, Herivelto Martins – Talvez nos vejamos depois!  
 
OSMAR FRAZÃO / 1989 
Referencias bibliográficas: Encarte do ATR 3012 Acervo Funarte Música Brasileira  
 
O texto acima não representa a biografia completa do artista, mas sim, partes importantes de sua vida e carreira. 
 
 

 Lançamentos
border=0
 Promoções
border=0
 Novidades
border=0
 DVDs
border=0
 CDs/DVDs Religiosos novo
border=0
 Destaques
border=0
 Futuros Lançamentos
border=0
 Catálogo por Gravadoras
border=0
 Gênero Musical
border=0
 World Music
border=0
 Download do Catálogo
border=0
 Cadastre seu e-mail
border=0
border=0
border=0
Revivendo Musicas - 35 anos preservando a Musica Popular Brasileira
Raul seixas Mpb Nelson gonçalves carlos ramires Cascatinha Christian e ralph FEVERS Pixinguinha Gonzagão Grever Dalva de oliveira Lunar Teca Tonico e tinoco Caim Serestas Sertanejos Nilton cesar Orlando silva Orquestra
página inicial | fale conosco | ajuda | cadastro | política de privacidade e segurança

© Copyright 1987-2022 Revivendo Músicas Ltda. - Todos os Direitos Reservados
As logos Revivendo® e Again® são marcas registradas da Revivendo Músicas Ltda.
A manutenção, a distribuição e a comercialização dos produtos encontrados neste site
é feito por Barg Comércio de Discos e Acessórios Musicais Ltda.
Os preços dos produtos podem sofrer alteração sem aviso prévio.