Minhas Compras
cesta vazia
TELEVENDAS: (41)3253-3035
| | | | |
28/3/2024 11:01:59 hs
busca: Veja como melhorar a Busca
border=0
 CATÁLOGO
border=0
 Revivendo
border=0
 Again
border=0
 BIOGRAFIAS
border=0
 Nacionais
border=0
 Internacionais
border=0
 ALMANAQUE
border=0
 Reportagens
border=0
 Registros
border=0
 Curiosidades
border=0
 A PRODUTORA
border=0
 História
border=0
 Leon Barg
border=0
 Acervo
border=0
 Localização
border=0
 LINKS
border=0
 Links de MPB
border=0
border=0
border=0
border=0
Biografias

LEILA SILVA

LEILA SILVA, no registro civil Inezila Nonato da Silva, nasceu em Manaus, capital do Amazonas, em 07.06.1935, filha de Seu Raimundo e D. Raimunda, na Rua Ajuricaba, bairro da Cachoeirinha, onde foi criada. Seu pai era um telegrafista dos Correios, que, ao se aposentar, resolveu se mudar para a cidade de Santos, SP, porque queria uma cidade, também de clima quente, em que pudesse melhor encaminhar os filhos, que eram muitos. Inezila era a Quarta de uma dezena de irmãos. Sua mãezinha está presentemente com 95 anos. 
Era o ano de 1950 e Inezila, então com 15 anos, logo demonstraria forte tendência artística. Estudou 6 anos de piano com D. Lourdes e teve aula de violão com o Prof. José do Patrocínio. 
Começou a cantar na Rádio Atlântica de Santos, acompanhada dos conjuntos regionais de Pascoal Mello e de Maurício Moura, irmão do cantor Mauricy Moura. Atuaria depois na Rádio Clube e Rádio Cacique, ambas de Santos. Na Rádio Clube, chegou a ter programa exclusivo e ganhar troféu de melhor cantora da emissora. Também era crooner da orquestra de J. Pinto em bailes e no dancing Samba Danças, na Rua General Câmara. E ainda da orquestra Los Cubancheros, do regente Cabral, com um repertório evidentemente de mambos e rumbas. 
Outros prêmios viriam, como o concedido pelo jornal A Tribuna de santos e o de Rainha dos Músicos de Santos, através da venda de votos. Mas chegou o momento em que Inezila Silva - apresentava-se com seu nome verdadeiro - nada mais tinha a alcançar na cidade praiana. Estava casada, de 1958, com Luiz carlos Pelegrini, comerciante e destacado ciclista de competição, o qual sempre a apoiou na carreira artística. Tiveram uma filha. 
A capital paulista passou a ser sua meta natural. Em 1959, subiu da baixada para o Planalto, e, ao contrário do que costuma ser, não teve nenhuma dificuldade para se projetar. Além do talento, tinha experiência. 
Levava uma fitinha com gravações para mostrar a Diogo Mulero, o Palmeira, conhecido cantor e compositor sertanejo, que então exercia o cargo de diretor-artístico da Chantecler. Entregou a fita em suas mãos e ficou esperando o veredito. E foram dois meses, porque Palmeira não tinha seu telefone e não conseguia encontrá-la. Mesmo assim, palmeira já foi preparando um repertório para ela. Entremetentes Inezila compareceu a um programa da Rádio Record, apresentado por Lupe ferreira e Dênis Brean, jornalista e compositor conhecido, autor, por exemplo, de Boogie-Woogie Na Favela e Baía Com H. Dênis primeiro sugeriu que, em vez de Inezila, ela adotasse o nome artístico de Leila e depois a levou a gravar um disco de 78 rotações no selo Califórnia, com os sambas-canções Mentira, de sua autoria com Oswaldo Guilherme, e Resignação, de Plínio Metropolo. O disco não obteve nenhuma repercussão. Foi aí que Palmeira, por acaso, reencontrou Leila e a avisou para comparecer à Chantecler a fim de gravar, não sem antes pagar a multa da recisão do seu contrato com a Califórnia. Assim a Chantecler lançou um compacto duplo com tango Triste, Irmã da Saudade, sarjeta e Mar Negro, que fez sucesso. 
Meses depois, ainda em 1960, a Chantecler lançou seu primeiro Lp., Perdão Para Dois, com orquestras regidas por Élcio Alvarez e Guerra Peixe. O êxito também foi instantâneo. Veio o contrato com a Rádio Record e novos prêmios: Roquette-Pinto, Chico Viola e tudo o mais a que tinha direito uma estrela, A Estrela de São Paulo, seu slogan, que recebeu de Palmeira, mas que não a fez esquecer sua terra natal e nem por ela ser esquecida. Quando foi cantar na Rádio Baré, de Manaus, foi muito homenageada por seus conterrâneos. 
Na Chantecler gravaria, em seguida, mais 2 Lps., igualmente muito bem recebidos pelo público e pela crítica: Quando Canta Leila Silva (com orquestras regidas por Élcio Alvarez e Zico Mazagão e o Regional de Poly) e Novamente Ela (com conjunto regional e orquestra). Uma carreira discográfica que incluiu a R.G.E., a R.C.A. - Victor, a Beverly e a Continental e chegaria a cerca de 27 compactos e 15 Lps. até 1978. 
Leila cantou por todo o Brasil e excursionou à Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Portugal. 
Voltaria a residir na sua querida Santos, onde há 3 anos possui o Piano`s Bar, na Rua Luís de Camoões, ponto aconchegante e de boa música, em que a proprietária mostra aos seus admiradores, frequentadores e amigos que é a mesma Leila Silva de sempre.  
ABEL CARDOSO JUNIOR  
 
O texto acima não representa a biografia completa do artista, mas sim, partes importantes de sua vida e carreira. 

 Lançamentos
border=0
 Promoções
border=0
 Novidades
border=0
 DVDs
border=0
 CDs/DVDs Religiosos novo
border=0
 Destaques
border=0
 Futuros Lançamentos
border=0
 Catálogo por Gravadoras
border=0
 Gênero Musical
border=0
 World Music
border=0
 Download do Catálogo
border=0
 Cadastre seu e-mail
border=0
border=0
border=0
Revivendo Musicas - 35 anos preservando a Musica Popular Brasileira
Raul seixas Mpb Nelson gonçalves carlos ramires Cascatinha Christian e ralph FEVERS Pixinguinha Gonzagão Grever Dalva de oliveira Lunar Teca Tonico e tinoco Caim Serestas Sertanejos Nilton cesar Orlando silva Orquestra
página inicial | fale conosco | ajuda | cadastro | política de privacidade e segurança

© Copyright 1987-2022 Revivendo Músicas Ltda. - Todos os Direitos Reservados
As logos Revivendo® e Again® são marcas registradas da Revivendo Músicas Ltda.
A manutenção, a distribuição e a comercialização dos produtos encontrados neste site
é feito por Barg Comércio de Discos e Acessórios Musicais Ltda.
Os preços dos produtos podem sofrer alteração sem aviso prévio.