Minhas Compras
cesta vazia
TELEVENDAS: (41)3253-3035
| | | | |
26/4/2024 15:24:16 hs
busca: Veja como melhorar a Busca
border=0
 CATÁLOGO
border=0
 Revivendo
border=0
 Again
border=0
 BIOGRAFIAS
border=0
 Nacionais
border=0
 Internacionais
border=0
 ALMANAQUE
border=0
 Reportagens
border=0
 Registros
border=0
 Curiosidades
border=0
 A PRODUTORA
border=0
 História
border=0
 Leon Barg
border=0
 Acervo
border=0
 Localização
border=0
 LINKS
border=0
 Links de MPB
border=0
border=0
border=0
border=0
Biografias

LEONEL AZEVEDO

LEONEL AZEVEDO foi e continua sendo um dos mais importantes compositores de nossa música popular. Deixou páginas românticas que jamais serão esquecidas, porque são belas tanto melodiosa quanto poeticamente. 
Leonel de Azevedo nasceu em 27.7.1905 (mas foi registrado em 12.8.1905), na cidade do Rio de Janeiro, na Travessa Silva Baião 4, no morro do Pinto, Cidade Nova, filho de um modesto tipógrafo da Imprensa Nacional. Apenas iniciou o curso ginasial, visto que, como tantos de sua geração, precisou trabalhar para ajudar a família. Passou por alguns empregos, entre os quais no Laboratório Silva Araújo e na Light, até ingressar na companhia Telefônica, na qual permaneceria durante 35 anos, até se aposentar no cargo de chefe de seção. 
Estudou piano apenas um ano, que trocou pelo violão: "Era um pouco pesado para se ficar carregando de um lado para outro". Gostava de freqüentar as estações de rádio do Rio de Janeiro, sendo grande admirador de Gastão Formenti. Chegou mesmo a cantar em alguns programas acompanhando-se ao violão. Em 1930 compõe sua primeira música, Chora Coração, que nunca seria gravada. 
Em 1935 vem a conhecer aquele que seria seu maior parceiro, Álvaro Nunes (1912-1261), mais conhecido como J. Cascata, formando com ele uma das mais célebres parcerias do nosso cancioneiro. Uma forte que às vezes fica esquecido que eles marcaram também grandes sucessos sozinhos e com outros parceiros. Foi na Rádio Transmissora (PRE-3), no programa Hora Sertaneja, Com músicas e aspectos regionais, produzido e apresentado por Renato Murce, que Leonel e J. Cascata lançaram Mágoas de Caboclo e História Joanina, canções que viriam a ser no ano seguinte, em 1936, as primeiras gravações de Leonel, na voz de um Jovem cantor iniciava sua ascensão, Orlando Silva, constituindo-se até hoje em clássicos inesquecíveis. Em 1937, lançariam num mesmo disco, também com Orlando, mais duas páginas extraordinárias, o samba Juramento Falso e a valsa Lábios que Beijei, esta última considerada a gravação que revelou Orlando como um intérprete excepcional. 
 
O texto acima não representa a biografia completa do artista, mas sim, partes importantes de sua vida e carreira. 

 Lançamentos
border=0
 Promoções
border=0
 Novidades
border=0
 DVDs
border=0
 CDs/DVDs Religiosos novo
border=0
 Destaques
border=0
 Futuros Lançamentos
border=0
 Catálogo por Gravadoras
border=0
 Gênero Musical
border=0
 World Music
border=0
 Download do Catálogo
border=0
 Cadastre seu e-mail
border=0
border=0
border=0
Revivendo Musicas - 35 anos preservando a Musica Popular Brasileira
Raul seixas Mpb Nelson gonçalves carlos ramires Cascatinha Christian e ralph FEVERS Pixinguinha Gonzagão Grever Dalva de oliveira Lunar Teca Tonico e tinoco Caim Serestas Sertanejos Nilton cesar Orlando silva Orquestra
página inicial | fale conosco | ajuda | cadastro | política de privacidade e segurança

© Copyright 1987-2022 Revivendo Músicas Ltda. - Todos os Direitos Reservados
As logos Revivendo® e Again® são marcas registradas da Revivendo Músicas Ltda.
A manutenção, a distribuição e a comercialização dos produtos encontrados neste site
é feito por Barg Comércio de Discos e Acessórios Musicais Ltda.
Os preços dos produtos podem sofrer alteração sem aviso prévio.