Minhas Compras
cesta vazia
TELEVENDAS: (41)3253-3035
| | | | |
29/3/2024 01:53:55 hs
busca: Veja como melhorar a Busca
border=0
 CATÁLOGO
border=0
 Revivendo
border=0
 Again
border=0
 BIOGRAFIAS
border=0
 Nacionais
border=0
 Internacionais
border=0
 ALMANAQUE
border=0
 Reportagens
border=0
 Registros
border=0
 Curiosidades
border=0
 A PRODUTORA
border=0
 História
border=0
 Leon Barg
border=0
 Acervo
border=0
 Localização
border=0
 LINKS
border=0
 Links de MPB
border=0
border=0
border=0
border=0
Jobim Pré-bossa Nova É Reunido em Três Cds Última Fase de Ataulfo Alves Ganha Reedição Assis Valente Revive Coletânea Festeja Centenário de Nascimento de Assis Valente, Autor de Brasil Pandeiro´ Por Mauro Ferreira Revivendo o Passado Luiz Gonzaga, o Eterno Rei do Baião Cem Anos de Braguinha Rendem Homenagens no Rio e em Sp Coletânea Traz Raridades de Carmen Para o Cd Raridades de Carmen Miranda, Braguinha: 100 Anos de Alegria Dicionário Gonzagueando, de a a Z Por Assis Angelo (livro)
Reportagens
Mais Reportagens
Última Fase de Ataulfo Alves Ganha Reedição
Assis Valente Revive
Coletânea Festeja Centenário de Nascimento de Assis Valente, Autor de Brasil Pandeiro´ Por Mauro Ferreira
Revivendo o Passado
Luiz Gonzaga, o Eterno Rei do Baião
Cem Anos de Braguinha Rendem Homenagens no Rio e em Sp
Coletânea Traz Raridades de Carmen Para o Cd
Raridades de Carmen Miranda,
Braguinha: 100 Anos de Alegria
Dicionário Gonzagueando, de a a Z Por Assis Angelo (livro)
...veja mais
Jobim Pré-bossa Nova É Reunido em Três Cds

Maior parte do repertório traz canções gravadas em 1958 e 59, antes de a `batida diferente` se impor de vez 
 
Antonio Carlos Jobim nunca assumiu plenamente sua condição de compositor de bossa nova. Ou melhor, só aceitou o rótulo quando ele lhe abriu como a outros artistas brasileiros, as portas do mercado internacional, sobretudo dos Estados Unidos. O maestro sempre se considerou um compositor de samba, modernizado, harmonicamente sofisticado, de pouca ênfase no ritmo, ou seja, mais para canção do que para telecoteco, mas ainda é samba. 
 
Foi só para entrar por aquela porta que Tom acabou adotando a batida diferente lançada por João Gilberto ao gravar seu primeiro álbum nos States. E pelo mesmo motivo trocaria o piano pelo violão (mantendo a mesma batida) quando esta fosse quase uma exigência de Frank Sinatra para que fizessem juntos o histórico disco de 1967. 
 
Selo de Curitiba reúne o Tom Jobim inicial 
 
Isso posto, deve ser ressaltada a importância de "Tom Jobim - Raros compassos", o mais recente lançamento do selo curitibano Revivendo, de Leon Barg. São três CDs com 75 gravações, cobrindo um período que vai de 1956 a 1982, mas a maioria vem de 1958 e 1959, os dois anos chaves do nascimento da bossa nova. 
 
Uma caixa importante para os fãs - há 12 canções que jamais foram regravadas - e mais ainda para os eventuais estudiosos da obra jobiniana. Afinal, o repertório (que não repete nenhuma das faixas de "Meus primeiros passos e compassos", coletânea anteriormente dedicada ao compositor também lançada pelo selo Revivendo) oferece interessante matéria-prima para que se revisite esse Jobim pré-bossa nova. 
 
Das 75 faixas, apenas quatro contam com a tal batida diferente. Entre as demais, há sambões, boleros, fox-trots, sotaques sertanejos, marchas, baladas e até lounge music. É verdade que Jobim nada tem a ver com certos tratamentos dados às suas músicas. "A felicidade", por exemplo, merece três versões, todas equivocadas, todas despindo-a da delicadeza já sugerida pelos versos de Vinícius de Moraes e devidamente respeitada pelo cantor Agostinho dos Santos no registro original. Herivelto Martins, por exemplo, a transforma numa barulhenta escola de samba, Lely Figueiró a confunde com ópera, enquanto Severino Araújo a faz suingada, dançante. 
 
Também deve-se livrar Jobim do pecado cometido pelas duas moças que deformam "Eu não existo sem você" e "Eu sei que vou te amar", em nome de sua devoção às rancheiras e às terças caipiras. E Vicente Celestino cantando "Se todos fossem iguais a você" deve, no mínimo, ter deixado Tom e Vinícius perplexos. 
 
Os estudiosos terão matéria-prima para analisar tudo isso e, também, o lado realmente Jobim fora da bossa nova. Poderá constatar que o compositor de peças orquestrais mais ambiciosas - sem compromisso com bossas velhas ou novas, mas num toque só seu, a ser aperfeiçoado nas parcerias com o arranjador alemão Claus Ogerman - já era antecipado em 1958 pelos três temas executados pela orquestra de Leo Peracchi: "Coffee delight", "Latin Manhattan" e Moonlight Daiquiri. 
 
Registro de um tempo de cantores com voz 
 
Ainda para os estudiosos, os três CDs ajudam a lembrar o número expressivo de cantores e cantoras que foram saindo de cena, ao longo da década de 60, quando passou a ser feito ter voz (os críticos confundiam "ter voz" com cultuar o dó-de-peito) e simplesmente obrigatório seguir os passos do estilo fundado por João Gilberto. Infelizmente, o ideal - que eram os dois estilos coexistirem, o intimista e o da voz "para fora"- não aconteceu. E muito intérprete de categoria foi obrigado a procurar outra profissão. 
 
(João Máximo) 
O Globo. Segundo Caderno. Sábado 13/05/2000.Pág.05


 Lançamentos
border=0
 Promoções
border=0
 Novidades
border=0
 DVDs
border=0
 CDs/DVDs Religiosos novo
border=0
 Destaques
border=0
 Futuros Lançamentos
border=0
 Catálogo por Gravadoras
border=0
 Gênero Musical
border=0
 World Music
border=0
 Download do Catálogo
border=0
 Cadastre seu e-mail
border=0
border=0
border=0
Revivendo Musicas - 35 anos preservando a Musica Popular Brasileira
Raul seixas Mpb Nelson gonçalves carlos ramires Cascatinha Christian e ralph FEVERS Pixinguinha Gonzagão Grever Dalva de oliveira Lunar Teca Tonico e tinoco Caim Serestas Sertanejos Nilton cesar Orlando silva Orquestra
página inicial | fale conosco | ajuda | cadastro | política de privacidade e segurança

© Copyright 1987-2022 Revivendo Músicas Ltda. - Todos os Direitos Reservados
As logos Revivendo® e Again® são marcas registradas da Revivendo Músicas Ltda.
A manutenção, a distribuição e a comercialização dos produtos encontrados neste site
é feito por Barg Comércio de Discos e Acessórios Musicais Ltda.
Os preços dos produtos podem sofrer alteração sem aviso prévio.