Minhas Compras
cesta vazia
TELEVENDAS: (41)3253-3035
| | | | |
20/10/2019 00:13:43 hs
busca: Veja como melhorar a Busca
border=0
 CATÁLOGO
border=0
 Revivendo
border=0
 Again
border=0
 BIOGRAFIAS
border=0
 Nacionais
border=0
 Internacionais
border=0
 ALMANAQUE
border=0
 Reportagens
border=0
 Registros
border=0
 Curiosidades
border=0
 A PRODUTORA
border=0
 História
border=0
 Leon Barg
border=0
 Acervo
border=0
 Localização
border=0
 LINKS
border=0
 Links de MPB
border=0
border=0
border=0
border=0
Dicionário Gonzagueando, de a a Z Por Assis Angelo (livro) Última Fase de Ataulfo Alves Ganha Reedição Assis Valente Revive Coletânea Festeja Centenário de Nascimento de Assis Valente, Autor de Brasil Pandeiro´ Por Mauro Ferreira Revivendo o Passado Luiz Gonzaga, o Eterno Rei do Baião Cem Anos de Braguinha Rendem Homenagens no Rio e em Sp Coletânea Traz Raridades de Carmen Para o Cd Raridades de Carmen Miranda, Braguinha: 100 Anos de Alegria Dicionário Gonzagueando, de a a Z Por Assis Angelo (livro)
Reportagens
Mais Reportagens
Última Fase de Ataulfo Alves Ganha Reedição
Assis Valente Revive
Coletânea Festeja Centenário de Nascimento de Assis Valente, Autor de Brasil Pandeiro´ Por Mauro Ferreira
Revivendo o Passado
Luiz Gonzaga, o Eterno Rei do Baião
Cem Anos de Braguinha Rendem Homenagens no Rio e em Sp
Coletânea Traz Raridades de Carmen Para o Cd
Raridades de Carmen Miranda,
Braguinha: 100 Anos de Alegria
Dicionário Gonzagueando, de a a Z Por Assis Angelo (livro)
...veja mais
Dicionário Gonzagueando, de a a Z Por Assis Angelo (livro)

Dia Nacional do Forró reúne homenagens a Gonzagão  
Publicidade 
MARY PERSIA 
da Folha Online 
 
Nesta quarta-feira (13), o Brasil comemora o Dia Nacional do Forró, dada criada em 2005 para homenagear Luiz Gonzaga (1912-1989) no dia de seu nascimento. Alguns eventos homenageiam o Rei do Baião, a começar pela cidade natal do músico, Exu (PE), cidade 700 km de Recife. 
 
Gonzagão, que levou o forró para todo o país nos anos 40, ganha ainda hoje tributos dentro e fora do país. Recentemente, David Byrne gravou "Asa Branca" em inglês para o disco "Bonfires Of São João", do grupo Forró In The Dark, que toca no clube nova-iorquino Nublu. Miho Hatori, do Cibo Matto, canta "Paraíba" em japonês, enquanto Bebel Gilberto vai de "Juazeiro" num misto de português e inglês. Não exatamente uma novidade, se levarmos em consideração que Dizzy Gillespie gravou "Pau de Arara" (parceria com Guio de Moraes) em 1962. 
 
Folha Imagem  
 
Luiz Gonzaga, cantor, compositor e sanfoneiro, nasceu no dia 13 de dezembro de 1912  
Voltando ao sertão pernambucano, começa às 15h um evento no parque Asa Branca, com shows e muito "forró embaixo do pé de juazeiro" comandado por sanfoneiros da terra, como dizem os organizadores. Grupos musicais e de dança animam a festa de Exu até domingo, quando haverá uma missa dos 94 anos de Gonzagão. 
 
No Rio, a Macambira - Associação Cultural pela Valorização do Forró realiza uma festa também às 15h, no Largo de São Francisco, no centro carioca. Estão programados shows do Trio Balanço Bom, Trio Pé de Serra, Forró da Guota, Malungus, Trio Potiguá, Os Cabras, Paraxaxar, Chico Salles, Mala e Cuia e Trio Pernambuco. Não se paga nada, é só chegar. 
 
Divulgação  
 
Livro revela curiosidades  
Para quem quer saber mais sobre Gonzagão, o destaque é o lançamento do "Dicionário Gonzagueano, de A a Z" (224 págs.), do jornalista e radialista Assis Ângelo. Este não é o primeiro livro do especialista sobre o músico --Ângelo é autor também de "Eu Vou Contar pra Vocês", lançado em 1990. 
 
O "Dicionário" traz informações curiosas sobre o Rei, como o total de gravações --foram "625 músicas em 125 discos de 78 rpm, 41 compactos simples e duplos de 33 e 45 rpm, de 12 polegadas". Além de Gonzaga, o livro foca em Humberto Teixeira (1916-1979), seu eterno parceiro. 
 
Lei 
 
A lei que instituiu o Dia Nacional do Forró foi sancionada em 2005 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a partir de um projeto de lei de 2001 da deputada federal Luiza Erundina (PSB/SP). 
 
Nascido em uma fazenda de Exu, Luiz Gonzaga do Nascimento aprendeu a tocar sanfona com seu pai, Januário (imensamente homenageado pelo filho, em especial no disco "Eu e Meu Pai", de 1979). Antes de completar 20 anos foi para Fortaleza (CE), ingressou no Exército e foi parar em Ouro Fino (MG), onde passou a se apresentar em um clube. No fim dos ano 30, já no Rio de Janeiro, deu baixa e seguiu com sua carreira musical. 


 Lançamentos
border=0
 Promoções
border=0
 Novidades
border=0
 DVDs
border=0
 CDs/DVDs Religiosos novo
border=0
 Destaques
border=0
 Futuros Lançamentos
border=0
 Catálogo por Gravadoras
border=0
 Gênero Musical
border=0
 World Music
border=0
 Download do Catálogo
border=0
 Cadastre seu e-mail
border=0
border=0
border=0
Revivendo Musicas - 22 anos preservando a Musica Popular Brasileira
Raul seixas Mpb Nelson gonçalves carlos ramires Cascatinha Christian e ralph FEVERS Pixinguinha Gonzagão Grever Dalva de oliveira Lunar Teca Tonico e tinoco Caim Serestas Sertanejos Nilton cesar Orlando silva Orquestra
página inicial | fale conosco | ajuda | cadastro | política de privacidade e segurança

© Copyright 1987-2015 Revivendo Músicas Ltda. - Todos os Direitos Reservados
As logos Revivendo® e Again® são marcas registradas da Revivendo Músicas Ltda.
A manutenção, a distribuição e a comercialização dos produtos encontrados neste site
é feito por Barg Comércio de Discos e Acessórios Musicais Ltda.
Os preços dos produtos podem sofrer alteração sem aviso prévio.