Minhas Compras
cesta vazia
TELEVENDAS: (41)3253-3035
| | | | |
26/4/2024 19:34:03 hs
busca: Veja como melhorar a Busca
border=0
 CATÁLOGO
border=0
 Revivendo
border=0
 Again
border=0
 BIOGRAFIAS
border=0
 Nacionais
border=0
 Internacionais
border=0
 ALMANAQUE
border=0
 Reportagens
border=0
 Registros
border=0
 Curiosidades
border=0
 A PRODUTORA
border=0
 História
border=0
 Leon Barg
border=0
 Acervo
border=0
 Localização
border=0
 LINKS
border=0
 Links de MPB
border=0
border=0
border=0
border=0
Assis Valente Revive Última Fase de Ataulfo Alves Ganha Reedição Assis Valente Revive Coletânea Festeja Centenário de Nascimento de Assis Valente, Autor de Brasil Pandeiro´ Por Mauro Ferreira Revivendo o Passado Luiz Gonzaga, o Eterno Rei do Baião Cem Anos de Braguinha Rendem Homenagens no Rio e em Sp Coletânea Traz Raridades de Carmen Para o Cd Raridades de Carmen Miranda, Braguinha: 100 Anos de Alegria Dicionário Gonzagueando, de a a Z Por Assis Angelo (livro)
Reportagens
Mais Reportagens
Última Fase de Ataulfo Alves Ganha Reedição
Assis Valente Revive
Coletânea Festeja Centenário de Nascimento de Assis Valente, Autor de Brasil Pandeiro´ Por Mauro Ferreira
Revivendo o Passado
Luiz Gonzaga, o Eterno Rei do Baião
Cem Anos de Braguinha Rendem Homenagens no Rio e em Sp
Coletânea Traz Raridades de Carmen Para o Cd
Raridades de Carmen Miranda,
Braguinha: 100 Anos de Alegria
Dicionário Gonzagueando, de a a Z Por Assis Angelo (livro)
...veja mais
Assis Valente Revive

Quinta, 22 de setembro de 2011, 07h18  
Assis Valente revive 
Paquito 
De Salvador (BA) 
 
 
Assis Valente chegou novidadeiro. Explico: O cd Assis Valente 100 anos, lançamento do selo Revivendo, do meu amigo, o saudoso Leon Barg, chegou novinho em folha - através do primo Robinson Roberto -, como sempre vieram os discos deste selo, com ar de coisa fresquinha, embalados para os amantes da canção do Brasil, apesar de só conterem gravações antigas, e por isso mesmo! Faixas há tanto desaparecidas soam inéditas. E, mesmo após a morte de Leon, em 2009, a equipe, liderada por suas filhas, continua o trabalho. 
 
A Revivendo, (www.revivendomusicas.com.br) através de Barg, se especializou, por iniciativa individual - sem nenhum tipo de apoio oficial, é bom que se diga! - em recuperar, remasterizar, reviver mesmo, da própria coleção de Leon, muito do que se gravou na primeira metade do século XX, e que formou a arte brasileira, senão mais genuína, das mais ricas, por isso mesmo, especificamente, nas décadas de 30 e 40, chamada de ´os anos dourados´ da música do país.  
 
Mas o curioso é que os protagonistas dessa história cantavam e compunham com leveza, amor e humor sobre as coisas da vida, alcançando, na música que se curtia no dia-a-dia, os ideais da geração modernista de 22, sem, no entanto, se prenderem a cânones ou programas rígidos. Talvez eu já tenha escrito coisa semelhante nos meus artigos aqui pra Terra Magazine, mas o lançamento deste cd de canções de Assis - bem a propósito, no seu centenário tão pouco comentado, ou, pelo menos, menos do que é merecedor - faz necessário tornar a repetir e reiterar minha paixão por Noel, Ary, Lamartine, Braguinha, e seus intérpretes Carmem, Chico Alves, Mário Reis, Aracy, Orlando Silva e outros, não lembrados momentaneamente, mas tão fundamentais quanto os citados.  
 
Sempre que se fala de Assis Valente, refere-se só aos clássicos Brasil Pandeiro, Boas Festas, Camisa Listada, Alegria, Fez bobagem e E o mundo não se acabou, mas Assis produziu muito mais, e bem! Só O Bando da Lua, liderado por Aloysio de Oliveira, gravou cerca de 15 de suas canções, e Carmem Miranda, sua maior intérprete, 26.  
 
O bacana é que o Cd da Revivendo põe luz também sobre o Assis menos óbvio, mas não menos interessante. Estão lá as conhecidas E o mundo não se acabou e Boas Festas, respectivamente, abrindo e fechando o disco, mas há lugar para gravações das Irmãs Pagãs, Lamartine Babo, Moreira da Silva, Aurora Miranda, Nuno Roland, Trigêmeos Vocalistas e Almirante, um time eclético e tanto. O cantor Jonjoca, cover de Mário Reis, aparece com Se a gente...quando gostasse, em que o próprio Assis se parece com Ismael Silva, o sambista do Estácio. A desconhecida - para mim - Zezé Fonseca soa como Carmem em Põe a chave em baixo, e a própria Carmem brilha em Tão grande, tão bobo, (1933) inspirada, segundo Ruy Castro, em Mário Cunha, ex-namorado da cantora, após o término do relacionamento:  
 
Você devia ser um grande jogador 
Um grande jogador de ping pong. 
E a macacada, ao ver você pular, amor 
Telegrafava logo ao King Kong. 
 
A rima inusitada (´ping pong´/ ´King Kong´), a insólita associação, a referência pop ao filme de sucesso da época, aproximam Assis e Lamartine Babo que, inclusive, parece participar da gravação, fazendo o próprio bobo com sua voz frágil e engraçada, apesar de não aparecer nos créditos. Partindo de uma referência circunstancial, o sarro é eternizado.  
 
Carlos Galhardo, além de Boas festas, está em A vida é boa (1933), de Assis, Herivelto Martins e Francisco Sena, que começa aparentando despreocupação: 
 
A vida é boa, meu bem, é boa 
Depende da gente querer. 
Se você chora, meu bem, à toa 
É porque não sabe viver. 
 
Mas, a seguir, vêm os versos típicos de Assis, ligando alegria a quase desespero, feito um corte sutil, pois o clima animado da marcha prossegue: 
 
Eu quero ver você sambar até ficar de perna bamba 
Sem poder andar 
Eu quero ver você gritar até ficar de voz roufenha 
Sem poder falar 
 
Galhardo está também em Sinos da Penha (1933), samba em que se pede a Nossa Senhora ´um amor que se compare com uma vela/ que se queima na capela no momento de oração´, pra seguir, inocentemente atrevido, para os padrões da época: 
 
Eu quero uma amizade tão fiel 
Tão fiel quanto foi o santo amor 
De Madalena, a primeira namorada 
Que morreu santificada com o amor do Redentor 
 
As gravações de Galhardo, inclusive a de Boas festas, têm o acompanhamento instrumental do grupo Diabos do Céu, dirigido por Pixinguinha, arranjador contratado da RCA Victor. Em Olhando o céu todo enfeitado, com Chico Alves, também com Os Diabos, o tecido sonoro se impõe, mudando de tonalidade após o trecho cantado, e faz gosto ouvir as piruetas dos sopros, fazendo evoluções pra retornar ao tom do início. Leon, inclusive, tinha um projeto não-concretizado de lançar todas as gravações de Pixinguinha, inclusive como arranjador, em Cd, mas precisava de patrocínio pra pagar sobre os fonogramas que só ele possuía, cujos direitos, no entanto, pertencem às gravadoras. 
 
O Bando da Lua comparece com duas músicas: Maria boa e É do barulho. O refrão da primeira é conciso: 
 
Que vantagem Maria tem? 
- É boa! 
Como é que Maria vive? 
- À toa! 
Com quem é que Maria vive? 
- Comigo! 
Onde é que Maria mora? 
- Não digo! 
 
O som também é do barulho, vigoroso como o dos grupos vocais da época, que respondiam também pela parte instrumental. E Assis foi gravado também pelos Quatro Ases e Um Coringa e Anjos do Inferno que, infelizmente, não estão na seleção deste Cd da Revivendo.  
 
Aguardamos, ansiosos, um volume dois, e aproveito para recomendar, como apêndice, os outros artigos que escrevi sobre Assis aqui em Terra Magazine.  
 
 
Veja também: 
» Da tenra idade e Assis Valente  
» Assis Valente: um esquecido clássico da música  
 
 
 
 
 
Paquito é músico e produtor.  
 
Fale com Paquito: anjo.paquito@terra.com.br  


 Lançamentos
border=0
 Promoções
border=0
 Novidades
border=0
 DVDs
border=0
 CDs/DVDs Religiosos novo
border=0
 Destaques
border=0
 Futuros Lançamentos
border=0
 Catálogo por Gravadoras
border=0
 Gênero Musical
border=0
 World Music
border=0
 Download do Catálogo
border=0
 Cadastre seu e-mail
border=0
border=0
border=0
Revivendo Musicas - 35 anos preservando a Musica Popular Brasileira
Raul seixas Mpb Nelson gonçalves carlos ramires Cascatinha Christian e ralph FEVERS Pixinguinha Gonzagão Grever Dalva de oliveira Lunar Teca Tonico e tinoco Caim Serestas Sertanejos Nilton cesar Orlando silva Orquestra
página inicial | fale conosco | ajuda | cadastro | política de privacidade e segurança

© Copyright 1987-2022 Revivendo Músicas Ltda. - Todos os Direitos Reservados
As logos Revivendo® e Again® são marcas registradas da Revivendo Músicas Ltda.
A manutenção, a distribuição e a comercialização dos produtos encontrados neste site
é feito por Barg Comércio de Discos e Acessórios Musicais Ltda.
Os preços dos produtos podem sofrer alteração sem aviso prévio.